02/02/2026

Blumenau recebe sua primeira incorporação desdobrada e supercondomínio, marco para o setor imobiliário da cidade

Casa Royal une hotel, galeria comercial, estacionamento e parque solar. Processo de incorporação foi conduzida pelo escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados

Blumenau se prepara para um marco no mercado imobiliário catarinense: o Casa Royal, primeiro complexo multiuso da cidade concebido com gestão profissional integrada. Localizado no Centro, na esquina da rua Sete de Setembro com a rua Namy Deeke, no terreno onde funcionava a antiga loja Casa Royal, o empreendimento reunirá em um único terreno uma estrutura completa formada por um prédio residencial e um prédio corporativo, uma galeria de lojas, um hotel de alto padrão, além de um amplo estacionamento rotativo.

Para viabilizar um empreendimento com usos tão diferentes — comercial, hoteleiro e residencial — o Casa Royal, projeto da Torresani Empreendimentos, adota um modelo jurídico que vem ganhando espaço nas grandes cidades brasileiras, mas que estreia agora em Blumenau: a incorporação desdobrada, estruturada dentro de um supercondomínio. 

A adoção desse modelo confirma uma tendência crescente no país. O Casa Royal está entre os pioneiros de Santa Catarina na utilização da incorporação desdobrada em supercondomínio. 

O processo, conduzido pelo escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados, representa um avanço significativo para o setor, especialmente em Blumenau. “Neste modelo, há o desdobro de uma incorporação em outras, o que ocorre para trazer maior segurança jurídica. Assim, os prazos de obrigações são diferentes para cada estrutura do projeto. Para regular tudo isso, ainda precisamos de um condomínio onde os interesses, pelas diferentes naturezas de uso do empreendimento, não se conflitem — razão pela qual, além do desdobro da incorporação, também se optou por uma estrutura de supercondomínio, para regular cada condomínio de acordo com suas necessidades, sobreposto à um condomínio mãe”, explica Ricardo Murilo da Silva, gerente do projeto e sócio do escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados. 

De acordo com o advogado, o modelo garante segurança jurídica na comercialização das unidades; separa despesas e responsabilidades de forma equilibrada entre perfis diferentes de condôminos; evita conflitos de convivência e de rateio; e cria governança profissional e transparente.

“A realização documental foi um desafio, diferente e empolgante, trazendo temas novos para discussão do Direito Imobiliário no nosso escritório e na cidade de Blumenau e para a região”, diz Braian Correia Lopes, advogado integrante da equipe de execução do projeto.

“O Casa Royal representa um novo jeito de pensar a cidade. Um projeto com vocação urbana, que reativa o centro, valoriza o pedestre e promove uso misto de forma integrada. Estamos trazendo para Blumenau um padrão de urbanismo que dialoga com o que há de mais atual no mundo”, destaca Valter Luiz Torresani,  presidente da incorporadora que idealizou o projeto.

Sobre o Casa Royal

O conceito do Casa Royal parte de uma lógica urbana contemporânea, conectada à tendência global das cidades de 15 minutos, uma proposta que torna possível viver, trabalhar e se divertir dentro de uma mesma área, sem a necessidade de longos deslocamentos.

Com mais de 42 mil m² de área construída, o projeto engloba um conjunto de mais de 200 apartamentos residenciais e 85 offices para profissionais de diversas áreas, como saúde, bem-estar, tecnologia e serviços criativos. Uma galeria comercial reunirá gastronomia e conveniência, articulado a uma praça pública aberta e integrada ao entorno urbano. A estrutura contará ainda com um hotel de bandeira Novotel, da Accor, com mais de 120 quartos; auditório para eventos com capacidade para 200 pessoas e três pavimentos de estacionamento rotativo com mais de 300 vagas que servirá também ao Teatro Carlos Gomes.

O hotel é de alto padrão, conta com rooftop com piscina, serviço de bar e vista privilegiada do Centro. Os hóspedes ainda terão acesso direto à gastronomia e aos serviços da própria galeria, além de espaços completos para eventos sociais e corporativos. Já o estacionamento rotativo garantirá segurança 24h, acessibilidade e áreas de espera confortáveis, pensado para atender tanto o público do empreendimento quanto o fluxo urbano da região. O parque fotovoltaico reforça o compromisso com sustentabilidade ao gerar energia limpa, reduzir emissões e contribuir para a eficiência energética. O investimento também agrega valorização ao projeto no longo prazo.


Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos: